Receita Natalina: Salpicão


Quando o mês de Dezembro chega, já começamos a pensar no Natal, e na ceia, é claro! E um dos clássicos natalinos é o Salpicão, amo!! Aliás, por que só fazemos salpicão no Natal? 

O melhor salpicão, sem dúvida, é o da minha irmã Débora (esta receita é dela). Mas antes de passá-la, preciso contar sobre o trauma que este salpicão gerou.

Quando era criança, fazíamos o salpicão pra ceia de Natal, e como as nossas famílias paterna e materna são enormes (meu pai tem doze irmãos e minha mãe, oito), tínhamos que fazer muito salpicão. No dia 24 de dezembro, eu e minhas irmãs acordávamos cedo para cortar os ingredientes do salpicão, passávamos o dia todo nessa tarefa. Minha irmã Débora é bastante perfeccionista, então ela queria que cortássemos tudo exatamente do mesmo tamanho, a batata, a cenoura, a maçã, tudo, absolutamente tudo, tinha que ter o mesmo tamanho. Ao final, tínhamos salpicão pra ceia de Natal e também para o resto da semana.

Bem, como minha irmã faz no "olhômetro", não tenho as quantidades dos ingredientes, mas prometo que no Natal deste ano, mediremos todas as quantidades e atualizarei esta receita. Tente colocar mais ou menos as mesmas quantidades de todos os ingredientes, assim o sabor de nenhum vai sobressair.

Ingredientes
Peito de frango desfiado
Queijo (pedaço)
Presunto (pedaço)
Milho
Ervilha
Maçã verde
Maçã vermelha
Manga
Passas
Batata
Cenoura
Pimentão amarelo
Pimentão vermelho
Cebola branca
Creme de leite
Maionese
Batata palha

Modo de Preparo
  1. Corte a batata e a cenoura em cubos e coloque pra cozinhar, não deixe amolecer muito;
  2. Cozinhe o frango e desfie;
  3. Corte o restante dos ingrediente em cubos;
  4. Misture tudo, exceto a maionese, o creme de leite e a batata palha;
  5. Na hora de arrumar a mesa, retire o salpicão da geladeira, misture o creme de leite e a maionese e coloque a batata palha por cima.
Bom apetite!!!
 

Comentários

  1. Rindo aqui... acho que podiamos fazer uma edição em grande quantidade só pra vê-las cortar tudinho do mesmo tamanho

    ResponderExcluir

Postar um comentário