Quando perguntei sobre receitas afetivas no Instagram, minha seguidora e amiga Taís Mara, me respondeu: Estrogonofe. Acho que só tinha feito estrogonofe uma vez na vida e nunca tinha feito só pra mim. Estava com vontade de fazer há alguns dias, mas não tinha peito de frango em casa, e com tantos dias de chuva aqui no Rio, ficou difícil sair pra comprar.
Hoje, resolvi sair pra comprar o frango e a batata palha (acompanhamento ideal para o estrogonofe), mas esqueci da batata, então resolvi fazer batata portuguesa pra acompanhar.
Se a Copa do Mundo deste ano serviu pra alguma coisa, foi para nos ensinar que estrogonofe é uma comida russa (eu podia jurar que era francesa). Apesar da receita original ser feita com carne, o de frango é mais comum no Brasil e eu gosto mais também.
Para fazer as batatas portuguesas, cortei uma batata em rodelas bem finas com o descascador de legumes, sequei com papel toalha e fritei no óleo bem quente.
Ingredientes
180g de peito de frango (aproximadamente um filé de peito)
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
1/2 xícara de chá de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- Corte o frango em cubos, pique a cebola e o alho;
- Leve uma panela média ao fogo, aqueça o azeite e doure o frango, tempere com sal e pimenta do reino;
- Retire os cubos de frango da panela e coloque a cebola, refogue bem, raspando os queimadinhos da panela, em seguida, acrescente o alho;
- Coloque a polpa de tomate e o molho inglês e misture bem;
- Volte o frango pra panela, acrescente o creme de leite e deixe cozinhar até o molho engrossar, mexendo de vez em quando, se necessário, acrescente um pouco de água;
- Acerte e sal e sirva em seguida!
Bom apetite!!!
Comentários
Postar um comentário