Estrogonofe



Quando perguntei sobre receitas afetivas no Instagram, minha seguidora e amiga Taís Mara, me respondeu: Estrogonofe. Acho que só tinha feito estrogonofe uma vez na vida e nunca tinha feito só pra mim. Estava com vontade de fazer há alguns dias, mas não tinha peito de frango em casa, e com tantos dias de chuva aqui no Rio, ficou difícil sair pra comprar.

Hoje, resolvi sair pra comprar o frango e a batata palha (acompanhamento ideal para o estrogonofe), mas esqueci da batata, então resolvi fazer batata portuguesa pra acompanhar. 

Se a Copa do Mundo deste ano serviu pra alguma coisa, foi para nos ensinar que estrogonofe é uma comida russa (eu podia jurar que era francesa). Apesar da receita original ser feita com carne, o de frango é mais comum no Brasil e eu gosto mais também.

Para fazer as batatas portuguesas, cortei uma batata em rodelas bem finas com o descascador de legumes, sequei com papel toalha e fritei no óleo bem quente.

Ingredientes
180g de peito de frango (aproximadamente um filé de peito)
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
1/2 xícara de chá de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
  1. Corte o frango em cubos, pique a cebola e o alho;
  2. Leve uma panela média ao fogo, aqueça o azeite e doure o frango, tempere com sal e pimenta do reino;
  3. Retire os cubos de frango da panela e coloque a cebola, refogue bem, raspando os queimadinhos da panela, em seguida, acrescente o alho;
  4. Coloque a polpa de tomate e o molho inglês e misture bem;
  5. Volte o frango pra panela, acrescente o creme de leite e deixe cozinhar até o molho engrossar, mexendo de vez em quando, se necessário, acrescente um pouco de água;
  6. Acerte e sal e sirva em seguida! 
Bom apetite!!!
 

Comentários