Pãozinho caseiro


Ando meio ausente do blog, mas é porque a vida está corrida demais, daquele jeito que dá vontade de jogar tudo pro alto e sair correndo. Adoro escrever aqui, adoro testar as receitas, pra mim, é como uma terapia, é quando eu desligo de tudo e relaxo.

A receita de hoje é desse pãozinho maravilhoso e vem do blog Menu do Chef, fiz na casa da minha família e foi sucesso. Quando faço só pra mim, faço a metade da receita. Lembram do meio ovo que usei aqui? A outra metade, eu usei pra fazer este pão.

A primeira vez que fiz esta receita, usei o ovo inteiro e precisei acrescentar mais farinha de trigo do que a receita pedia pra conseguir sovar a massa, o resultado foi um pão super pesado. Quando fiz a receita toda, na casa da minha família, o pão ficou muito mais fofinho, então resolvi testar com a metade do ovo e o resultado foi bem melhor.

A melhor parte deste pão é que a fermentação dele é rápida, na receita original, você não precisa deixar a massa crescer depois que modela os pães, mas eu gosto de deixar descansar pra os pães ficarem maiores e mais fofinhos.

Eu já fiz, tanto enrolando os pãezinhos (como na foto), quanto colocando na forma de bolo inglês e  ele fica maravilhoso das duas maneiras.

Ingredientes
250g de farinha de trigo
1/2 ovo
1 1/2 colher de sopa de açúcar
5g de fermento biológico seco
150mL de leite integral morno
1/2 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de sopa de óleo
1/2 colher de chá de sal

Modo de Preparo
  1. Numa tigela, dilua o fermento no leite morno, adicione a manteiga e misture até derreter, junte o óleo e misture;
  2. Acrescente o sal, o açúcar e o ovo e misture bem;
  3. Adicione a farinha de trigo e misture até incorporar toda a farinha, vire a massa sobre uma bancada limpa e enfarinhada e sove bem por cerca de 10 minutos, faça uma bola e cubra com um pano de prato limpo, deixe a massa crescer por 30 minutos;
  4. Após o tempo de descanso, divida a massa em pequenas porções, polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre uma bancada limpa e, com um rolo de macarrão, abra a massa num formato retangular até obter espessura de 0,5cm e enrole como se fosse um rocambole (é importante apertar bem na hora de enrolar a massa para que o miolo do pão fique bem integrado);
  5. Coloque os pães numa assadeira enfarinhada e deixe descansar por mais 30 minutos;
  6. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C;
  7. Coloque os pães para assar por cerca 25 minutos ou até ficarem douradinhos.
Bom apetite!!!
 

Comentários