Leite de coco caseiro


Outro dia, fui fazer bolo e, quando procurei leite de coco, não tinha, também não tinha leite, olhei pra fruteira, vi laranja, a solução foi substituir o leite de coco pelo suco e fazer bolo de laranja (receita aqui). 

Alguns dias depois, quis comer moqueca e, novamente, não tinha leite de coco, foi então que lembrei que tinha coco no congelador, havia comprado dias antes na feira (amei ver coco seco cortado e descascado na feira, morro de preguiça de fazer este serviço), resolvi, então, fazer meu leite de coco e a moqueca ficou mais saborosa. 

Não sou do tipo que condena tudo que é industrializado, acho que algumas coisas existem para facilitar a nossa vida, mas esse leite de coco caseiro dá um toque de sabor a mais na moqueca. 

Esta receita rendeu 1 xícara de leite de coco, usei uma parte e o restante coloquei numa garrafa de vidro e congelei. O bagaço do coco eu guardei num pote de vidro e também congelei, ele substitui o coco ralado nas receitas. Depois, eu fiz um bolo de tapioca com o bagaço e o leite de coco que ficou divino (receita aqui). 

Ingredientes
1 xícara de coco descascado e cortado  
1 xícara de água quente

Modo de Preparo
  1. Coloque a água e o coco no liquidificador e bata por 5 minutos; 
  2. Em seguida, coe numa peneira bem fina ou num pano fininho (tipo uma fralda de pano) e, com a ajuda de uma colher, esprema bem o bagaço do coco pra sair todo o líquido, no caso do pano,  faça uma trouxinha e esprema; 
  3. Coloque o leite de coco numa garrafa de vidro e guarde na geladeira ou no congelador;
  4. Separe o bagaço do coco e coloque num pote de vidro e refrigere ou congele.
E aqui vai uma dica pra abrir o coco com mais facilidade: primeiro, faça um furo no coco e retire toda a água, coloque o coco no forno pré-aquecido a 220°C por cerca de 15 minutos, até a casca rachar. Retire o coco do forno com um pano e com a ajuda de uma faca, vá soltando a casca, você vai perceber que ela estará praticamente solta e fácil de retirar, aí é só descascar.

 

Comentários