Iogurte caseiro


Desde que comecei a fazer iogurte em casa, não consigo mais tomar os industrializados, acho todos extremamente doces e artificiais, sem contar que prefiro os que são sem sabor e geralmente só encontro em pote.

Certamente, você já sabe como fazer iogurte, mas quero dar duas dicas pra deixá-lo mais cremoso e saboroso: colocar leite em pó, aumentando a quantidade de sólidos (proteína) o iogurte fica mais viscoso, e colocar pra fermentar no forno aquecido, assim, a fermentação se torna mais rápida e eficiente.

Ah... já ia esquecendo de outra dica importantíssima: sempre compre o pote de iogurte que tem data de fabricação mais recente, dessa forma, os micro-organismos estarão em maior quantidade e fermentarão melhor o leite, e na lista de ingredientes, deve conter apenas leite e cultura láctea.

A vantagem do iogurte sem sabor é que você pode colocar o sabor que quiser, eu gosto de adocá-lo com mel e misturar com granola e/ou salada de frutas, com geleia fica uma delícia. Bater no liquidificador com fruta fica ótimo também, você faz um smothie, e se colocar em forminhas de gelo e levar ao congelador, vira picolé.

Ingredientes
1 litro de leite UHT
1 pote de iogurte natural
50g de leite em pó

Modo de Preparo
  1. Retire o iogurte da geladeira e coloque numa tigela de vidro ou porcelana;
  2. Pré-aqueça o forno a 180°C durante 15 minutos e apague o fogo;
  3. Enquanto isso, bata o leite no liquidificador com o leite em pó, coloque em panela uma e leve ao fogo, mexendo de vez em quando, até ficar morno, temperatura em torno de 42°C (coloque o dedo no leite e tente ficar por 10 segundos);
  4. Adicione duas conchas do leite aquecido ao iogurte e misture bem, em seguida, adicione o restante do leite aos poucos, sempre misturando bem pra ficar homogêneo;
  5. Coloque a tampa da tigela, ou passe filme PVC, embrulhe num pano e leve ao forno (já apagado) por 5 a 8h;
  6. Retire do forno e leve à geladeira para resfriar.
Bom apetite!!!
 

Comentários

  1. Vou tentar fazer. Amo iogurte. Ju, o leite e o iogurte podem ser desnatados? Mais uma dúvida: qual a durabilidade do iogurte pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O iogurte e o leite em pó podem ser desnatados, nunca fiz com leite desnatado não, mas acredito que dê certo, porém vai ficar menos cremoso. Ele dura em torno de uma semana. Beijos

      Excluir
  2. Vou tentar fazer. Amo iogurte. Ju, o leite e o iogurte podem ser desnatados? Mais uma dúvida: qual a durabilidade do iogurte pronto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário