Bolo de aipim



Aipim, macaxeira ou mandioca? Não importa como você chama, o que importa é que esse bolo é maravilhoso!!! Quem me acompanha já sabe que amo fazer bolo e que cresci vendo minha mãe fazer bolo todo sábado. Quando eu aprendi a fazer bolo, ela passou esse ofício pra mim, mas tem um que continua sendo competência dela: o bolo de aipim.

Sabe aquela velha máxima: "é como uma receita de bolo", usada pra coisas que seguem um ritual, assim como são as receitas de bolo? Isso não funciona pra esse bolo, como minha mãe diz, ela faz essa receita "no olhômetro", não mede as quantidades dos ingredientes, simplesmente vai misturando tudo e o resultado é um bolo incrível!

Para eu aprender a fazer, tive que ficar do lado dela enquanto ela fazia esse bolo, pra ir pesando cada ingrediente que ela pegava, antes de ir pro liquidificador. Foi ela "no olho" e eu na balança.

O refratário que assei o bolo tem 14cm de largura, 5cm de altura e capacidade para 500mL, mas você pode assar numa forma de bolo inglês. Bolo de aipim demora para assar e o forno deve estar em temperatura baixa, se o forno estiver em temperatura alta, o bolo queima por fora e fica cru por dentro. 

Ingredientes
300g de aipim
1 ovo
100mL de leite
25g de manteiga
1/4 de colher de chá de sal
1/3 de xícara de chá de açúcar
1/3 de xícara de chá de coco seco 
2 colheres de sopa de leite de coco

Modo de Preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 180°C;
  2. Corte o aipim em pedaços, retire a "linha" (aquele fio grosso que fica no meio da raiz);
  3. Coloque no liquidificador, o leite, o ovo, a manteiga, o sal e o açúcar no liquidificador, comece a bater e vá acrescentando o aipim aos poucos;
  4. Ao final, acrescente o leite de coco e o coco fresco e bata bem, até obter uma mistura homogênea;
  5. Coloque a massa do bolo numa assadeira pequena untada e enfarinhada e leve ao forno por cerca de 1h ou até dourar (espete um palito para verificar se o bolo está assado, ele deve sair limpo).
Bom apetite!!!


Comentários