Salmão grelhado com purê de batata doce e molho de laranja


As receitas que postei, até aqui, foram feitas na cozinha da minha mãe ou eram receitas que eu sabia as quantidades certas na minha cabeça. Pela primeira vez, posto uma receita que fiz diretamente da minha cozinha e medindo tudo certinho para postar aqui para vocês.
Na postagem anterior, eu disse que havia chegado há poucos dias em casa, e aí já viu, a geladeira estava um deserto, não tive nem tempo e nem disposição de ir ao supermercado, apenas, fiz umas comprinhas emergenciais num hortifruti. E agora? O que fazer para o almoço?
Abri a geladeira, vi batata doce e um salmão (que estava no congelador havia alguns meses). Lembrei que tinha visto no programa Cozinheiros em ação, no GNT, um salmão grelhado e tinha feito purê de batata doce na casa de minha mãe de uma receita que vi no site Panelinha. Pronto, o almoço estava garantido. E o mais legal é que o preparo foi super rápido e sujei pouca coisa.
Cozinhar exige criatividade e liberdade. Criatividade de conseguir se virar com o que se tem, acho bem legal quem consegue abrir a geladeira, se inspirar e elaborar aquele prato lindo e maravilhoso! E liberdade de não seguir receitas, e sim, dar o seu toque ao prato. Minha mãe é assim, ela pega uma receita, mas faz ao modo dela. Foi mais ou menos o que fiz, peguei inspirações das receitas, dei o meu toque e ficou uma delícia!!!

Ingredientes
Para o salmão 
1 filé de salmão
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
1/2 colher de sopa de manteiga
Um fio de azeite de oliva

Para o molho
1/2 colher de sopa de água
1 1/2 colher de sopa de suco de laranja
1/2 colher de sopa de manteiga

Para o purê
1 batata doce
3 colheres de sopa da água do cozimento 
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo coalho ralado
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Salmão 
  1. Lave bem o salmão, tempere com sal e pimenta do reino e aguarde uns dez minutos para pegar o tempero (enquanto isso você pode ir cortando a batata doce).
  2. Numa frigideira, de preferência anti-aderente, coloque a manteiga e um pouco de azeite de oliva (o azeite serve para não queimar a manteiga). Quando aquecer, coloque o salmão e deixe em fogo baixo. 
  3. Com a ajuda de uma pinça, vire o salmão e deixe fritar até ficar dourado.

Molho
  1. Na mesma frigideira que você grelhou o salmão, acrescente a água e o suco de laranja e raspe a "sujeirinha" que ficou na frigideira. 
  2. Depois de ferver, acrescente a manteiga, misture bem e deixe ferver. 
  3. Jogue por cima do salmão e do purê.

Purê
  1. Descasque, corte e coloque a batata doce para cozinhar na água com sal. Assim que estiver bem cozida, escorra a água, mas não jogue fora. 
  2. Na mesma panela, amasse bem a batata doce ainda quente (isso facilita o processo) com a ajuda de um garfo (não usei o espremedor para não ter mais um item para lavar). 
  3. Acrescente três colheres de sopa da água do cozimento da batata e misture, coloque a manteiga e volte para o fogo, acrescente a pimenta do reino e o queijo coalho ralado, misture bem, acerte o sal e sirva ainda quente.
Bom apetite!!!


Comentários